sábado, 4 de abril de 2009

minuto de liberdade em Cuba por Yoani Sánchez

Se me dessem o microfone …diria

Cuba é um país rodeado de mar e é tambem uma Ilha cercada pela censura. No muro do controle informativo, a Internet e especialmente os blogs abriram algumas fissuras. O fenômeno da blogosfera alternativa cresce e já é conhecido por uma boa parte da população cubana. Somos contudo uns poucos blogueiros, porém nossos sítios enfatizam o despertar da opinião cubana.

As autoridades consideram as novas tecnologias como um "potro selvagem" que se tem que domesticar, porém nós, blogueiros independentes, queremos que corra livremente. As dificuldades para difundir nossos sítios são muitas. De mão em mão e graças as memórias flash, os CDs e os obsoletos disquetes, o conteúdo dos blogs percorre a Ilha.

Internet está se convertendo numa praça pública de discussão, onde nós, cubanos, escrevemos nossas opiniões. A ilha real começou a ser uma ilha virtual, mais democrática e plural.

Lamentavelmente, esses ares de livre opinião que percorrem a rede, apenas sopraram sobre nossa realidade vigiada. Não continuemos esperando que nos autorizem a entrar na Internet, a ter um blog ou a escrever uma opinião. Já é a hora de atacarmos o muro de controle.

 

Nenhum comentário: