domingo, 26 de julho de 2009

Aeroporto de Ilhéus

Ilhéus: aeroporto voltará a operar à noite

 

foto: Correio*Foi anunciado nesta sexta-feira (24) que a partir de outubro será permitida a volta dos voos noturnos ao aeroporto de Ilhéus, restabelecendo a normalidade do seu funcionamento interrompida desde setembro de 2007. A decisão foi resultado de uma reunião realizada, hoje à tarde na Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa, em Brasília.

A convocação da reunião foi decidida durante encontro, na segunda-feira (20), entre o presidente Lula, o governador, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, realizada no gabinete do Presidente da República, no Centro Administrativo do Banco do Brasil.


Na ocasião, o governador Jaques Wagner alegou que os 67 obstáculos apontados como motivos da suspensão dos voos não existiam desde o início do ano, ou seja, foram retirados e não havia mais o que justificasse tal proibição. Segundo ele, o município não tinha mais como suportar a falta dos voos noturnos e os prejuízos incalculáveis para a economia e o turismo de Ilhéus.

De acordo com o brigadeiro Jorge Godinho, a mudança de procedimentos será alterada de forma a permitir um novo planejamento na aproximação das aeronaves da pista de pouso do aeroporto Jorge Amado. "Serão novos procedimentos técnicos de aproximação da pista com toda a segurança exigida", garantiu.

Prejuízos - Políticos ressaltaram os prejuízos econômicos. Segundo eles, a queda no movimento em razão da perda dos voos acoplada à crise financeira internacional, resultou em perdas econômicas significativas para o Pólo de Informática de Ilhéus, cuja receita caiu de R$ 2 bilhões para R$ 1 bilhão, além da queda sensível no número de turistas e no movimento do Centro de Convenções de Ilhéus.

Para o empresário Luigi Massa, que preside a Câmara de Turismo da Costa do Cacau, essa retomada de operações do aeroporto pode garantir melhorias para o setor em um curto prazo. "Aliada à chegada da alta estação, essa nova resolução nos enche de otimismo, pois não só o turismo como a indústria e outros negócios na cidade também foram afetados", afirmou.

Massa também prevê que o funcionamento normal do aeroporto deve garantir ainda a permanência de empresas na região. Antes da resolução, o aeroporto operava com 17 voos. Atualmente, seis voos ligam a Ilhéus a Salvador e cidades do Sudeste do país pelas companhias Tam, Gol e Trip- este último iniciado no primeiro semestre de 2009.

http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=210340&id_secao=31

Nenhum comentário: